Blog da Família de Mídias Sociais

Divulgando e compartilhando experiências com novas tecnologias educacionais.

Tendências para a educação nos próximos cinco anos – 2012/2017

Por Vinícius Farias

Imagem

O Relatório

Que práticas pedagógicas são e serão utilizadas ao redor do mundo? Que caminhos estão sendo traçados? De que maneira a tecnologia está sendo inserida no contexto educacional?

Essas e outras perguntas norteiam uma recente pesquisa que mapeia práticas e tendências para os próximos cinco anos no contexto dos países Iberoamericanos. A edição foi realizada conjuntamente pelo New Media Consortium (NMC – www.nmc.org) e EDUCAUSE Initiative (ELI – www.educause.edu). O grupo se apresenta como “uma comunidade internacional de especialistas em educação e tecnologia composta por visionários que estão moldando o futuro da aprendizagem em grupos de reflexão, laboratórios e pesquisas”.

Resumo das tendências

O foco das análises se deu no Ensino Superior, entretanto as tendências podem ser pensadas para os outros segmentos. O relatório é tema central de artigo publicado em 10/09/2012 pela Professora e Coordenadora de EAD da PUC-RJ, Gilda Helena Bernardino de Campos (disponível em http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=81&id=995). Nele, a Educadora destacou o resumo das tecnologias que ficaram em evidência no relatório: “As tecnologias que ficaram em evidência para os próximos cinco anos foram: aplicações móveis, computação em nuvem, conteúdo aberto, ambientes colaborativos, análises de aprendizagem, aplicações semânticas, uso de tablets, cursos abertos on-line em massa, realidade aumentada, aprendizagem com base em jogos, ambientes pessoais de aprendizagem e geolocalização”.

Entendendo cada tópico

O objetivo do texto a seguir é esmiuçar um pouco mais os itens apresentados no “Relatório Horizon: 2012 Ensino Superior” para que possamos trazer para a nossa realidade (o conteúdo na íntegra se encontra no endereço eletrônico http://www.dreig.eu/caparazon/2012-Horizon-Report.pdf em língua inglesa).

Principais tendências previstas para os próximos cinco anos (2012/2017):

1 – O aluno dessa geração cada vez mais espera aprender e estudar quando e onde quiser, incluindo o acesso cada vez mais essencial das mídias sociais e redes. Isso indica a quebra da barreira física, onde a discussão vai para além da sala de aula.

2 – As tecnologias são cada vez mais baseadas em nuvem. Não importa onde o nosso trabalho é armazenado, o que interessa é que nossa informação seja acessível.

3 – O mundo cada vez mais está se tornando colaborativo, isso inclui a utilização de ferramentas como wikis, Google Docs, Skype e de armazenamento de arquivos compartilhados, incluindo Dropbox.

4 – Orientação e preparação dos alunos para o mundo em que eles vão viver e trabalhar é novamente vanguarda.

5 – A aprendizagem online, aprendizagem blended (híbrida) e modelos colaborativos são forte tendência. Os estudantes já gastam muito do seu tempo livre na internet para aprendizagem e troca de novas informações, muitas vezes através de suas redes sociais. As instituições que adotam modelos blended têm a seu favor o potencial de aprendizagem dos alunos que já possuem habilidades on-line.

6 – Nova ênfase na sala de aula baseada em desafios e experiências de aprendizagem. Tecnologias como tablets e smartphones têm agora aplicações comprovadas em instituições de ensino superior, cujos educadores lançam mão dessas ferramentas, que os alunos já utilizam, para conectar o currículo com as questões da vida real. As abordagens são decididamente mais centradas no aluno, para que este discuta e sugerira soluções para problemas locais e globais.

Para os estudiosos que quiserem comparar a edição de 2012 com a anterior, o relatório de 2010 em língua espanhola está disponível em: http://openaccess.uoc.edu

Fonte:

http://www.dreig.eu/

http://www.educause.edu/

http://www.itamaraty.gov.br

http://www.comciencia.br

http://openaccess.uoc.edu

http://www.es.ufc.br

About these ads

7 Comentários

  1. Excelente!

  2. Fatima Lucia Braga.

    A escola dos meus sonhos é uma escola onde a interatividade,uso de ambientes colaborativos,uso das mídias socias ,uso das tecnologias façam parte do
    fazer pedagógico e que o aluno tenha o prazer de estudar e aprender.E vejo que ela está se tornando realidade e com o GENTE isto será mais real ainda.Parabéns a todos que fazem parte desta nova maneira de ensinar e aprender.

    • Perfeito, Fátima! Bacana é ver como esse sonho está ficando cada vez mais próximo. Não estamos falando de ficção científica, mas em práticas que são tendência e que, aos poucos, vamos introduzindo à nossa realidade.

  3. Vinícius, eu participo do conselho consultivo da NMC na área educacional. Os dados coletados vão ao encontro do que discutimos constantemente: a tecnologia educacional vai se tornar cada vez mais presente no ambiente educacional. Cabe a nós, professores, utilizá-las em prol da aprendizagem de nossos alunos.

    • Perfeito, Michel. O relatório da NMC é realmente muito contundente e reflete uma realidade cada vez mais próxima. Concordo com você quando diz que nós, professores, precisamos lançar mão das tecnologias. Elas estão aí e precisamos utilizá-las a nosso favor, a favor dos alunos. :)

Trackbacks

  1. Congresso ABED 2012: Pensando a Educação do Futuro « Blog da Família de Mídias Sociais

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 12.589 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: