Blog da Família de Mídias Sociais

Divulgando e compartilhando experiências com novas tecnologias educacionais.

Estudo sobre Inclusão Digital pode auxiliar Projetos Pedagógicos

Por Vinícius Farias

    Cada vez mais estudos são realizados por órgãos e instituições para que se entenda o público que está no mundo digital, suas características, preferências, anseios e objetivos ao utilizar a web. Trazendo para o viés da Educação, é demasiado importante nos debruçarmos sobre esses dados para traçar um plano pedagógico que não deve ser para um futuro longínquo, mas sim para ontem.

Recentemente foi divulgado o estudo “O Início, o Fim e o Meio Digital Cobertura, Capacidades e Convergência” realizado pela Fundação Getulio Vargas em parceria com a Fundação Telefônica. Basicamente a pesquisa nos dá um panorama de como nosso país está caminhando para um futuro cada vez mais conectado e traça um paralelo entre a média mundial.

Informações relevantes foram destacadas, como a de que as comunidades do Alemão, Jacarezinho, Maré e Rocinha possuem o menor índice de acesso no município do Rio de Janeiro, mas ainda assim estão acima da média nacional e mundial.

O gráfico abaixo versa sobre a faixa etária geralmente incluída nas séries finais do Ensino Fundamental no Brasil e nos indica a finalidade do usuário ao procurar a web nos últimos três meses:

Imagem

Fonte: http://www.cps.fgv.br/cps/vivo/

Note a relevância dos itens “Educação” e “Comunicar”. Esses números por si só justificam a demanda da integração das Redes Sociais em Projetos Pedagógicos voltados para uma Educação que pretende derrubar barreiras e ultrapassar o espaço físico. “Comunicar”, no gráfico, significa interagir com o mundo, utilizar o espaço da web (entenda-se também Redes Sociais) para, por meio da linguagem verbal e/ou não verbal, se expressar. Que papel os educadores querem ter nesse processo?

A pesquisa completa se encontra em: http://www.cps.fgv.br/cps/vivo/ .

A seguir, três matérias em mídias de grande porte para esclarecer o assunto.

Imagem

Fonte: http://cps.fgv.br/sites/cps.fgv.br/files/artigo/folha_20120520_0.jpg

Imagem

Fonte: http://cps.fgv.br/sites/cps.fgv.br/files/artigo/07_2012_VE.jpg

Globo.com: “Metade da população brasileira está incluída no mundo digital, diz FGV

Anúncios

4 Comentários

  1. Muito interessante, Vinicius, perceber que nossos meninos e meninas acessam a rede para buscar conhecimento. Uma razão forte e bastante convincente para utilizarmos as mídias sociais e as ferramentas da web para fins pedagógicos.
    Parabéns pelo post, Vi!
    abraço, garoto

    • Obrigado, Denise. Ótima colocação a sua, é sim uma razão forte para incluirmos as mídias, e agora de maneira sistemática e estruturada. Uma pesquisa de uma grande instituição só tem a acrescentar.

Trackbacks

  1. Estudo sobre inclusão digital pode auxiliar projetos pedagógicos « FRONTEIRAS FLUTUANTES
  2. Menos papel e mais interação! « Blog da Família de Mídias Sociais

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: