Blog da Família de Mídias Sociais

Divulgando e compartilhando experiências com novas tecnologias educacionais.

Frações com Slice It!

por Barbara Moura

No ano 3000 antes de Cristo, os geômetras dos faraós do Egito realizavam marcação das terras que ficavam às margens do rio Nilo, para a sua população.

No período de junho a setembro, o rio inundava essas terras, desfazendo marcações que deveriam ser refeitas. Para remarcar os terrenos, cordas eram utilizadas e as pessoas que o faziam ficaram conhecidas como “estiradores de cordas”, pois esticavam essas cordas para verificar quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno.

Raramente a medida da corda ficava correta no terreno, isto é, não cabia um número inteiro de vezes nos lados do terreno; e dessa forma, os estiradores de cordas descobriram a necessidade de criar um novo tipo de número: o número fracionário. Deste modo surgiram as frações!

E ainda que as frações tenham surgido há milhares de anos, continua sendo vista como o bichão papão da matemática. Muitas crianças e adultos tem dificuldade, não só em operar frações, mas em compreender o seu real significado: uma divisão, uma partição do inteiro.

O ensino contextualizado é fundamental para compreensão de qualquer conteúdo, não sendo diferente com as frações e agora a tecnologia se prova um forte aliado.

Que tal aprender frações de forma divertida com um aplicativo para smartphones? Isso é possível com o Slice it!

Neste jogo, um tanto quanto geométrico, vários polígonos e outras formas geométricas(algumas nem tão geométricas assim) são apresentadas para serem divididas em partes iguais, trabalhando não só a ideia de fração, mas a visão geométrica e a coordenação motora do aluno que realizará a divisão com a ponta dos dedos.

O jogo aumenta a dificuldade gradualmente e irá impor o número de divisões possíveis, como por exemplo, dividir um quadrado em 4 partes iguais com apenas dois cortes. E prepare-se para ser desafiado, pois as figuras ficam cada vez mais complicadas.

Ficou curioso? Faça o download do aplicativo e jogue com seus alunos!

Deixe um comentário.