Blog da Família de Mídias Sociais

Divulgando e compartilhando experiências com novas tecnologias educacionais.

Mistério na biblioteca

Por  Denise Rangel

Hoje apresentamos a experiência de uma de nossas educadoras,   com a utilização da Biblioteca Digital Educoteca em sua aula. Em seu  depoimento, a professora *Mara Malheiros nos conta como foi uma aula digital em sua turminha:

“Todos nós, professores, sabemos que uma boa leitura é capaz de envolver e proporcionar ao leitor excelentes viagens. Já o mundo tecnológico permite inúmeras descobertas e atua como ferramenta na prática pedagógica. Sendo assim, por que não unir esses dois universos?

No bimestre anterior, ofereci aos meus alunos uma leitura diferenciada: a digital. Acessando a Educoteca, as crianças expandiram seu lado detetive e se encantaram com o livro “Mistério na Biblioteca”, de Sandra Aymone. Curiosos, acompanharam a aventura das personagens em busca do livro desaparecido, interagindo com a narrativa e levantando hipóteses para localizar o exemplar “Picos e Montanhas”.

“Mistérios na Biblioteca” narra a aventura de Gabi em busca do livro desaparecido.

Após a utilização do material digital e interpretação oral da história, iniciamos o registro individual.  Esta parte escrita acabou gerando a produção textual sugerida pela SME. Os alunos se envolveram com a proposta:

“Hoje eu vi na Educoteca “Mistério na Biblioteca”. Contava a história de uma menina    chamada Gabi…” ( Marluce Nascimento – 1501)

 “… O livro é muito legal. Ele fala sobre uma menina que se chamava Gabi e o seu avô, Geraldo…” (Clarisse Magalhães – 1501)

 “  …Eles ouviram um barulho e viram um livro, que confessou que escondeu o outro que estavam procurando…”  (Brenda dos Santos – 1501)

Em pleno século XXI, vale ressaltar que a leitura tradicional continua importante e ainda guarda seus encantos, mas nossos alunos convivem com diferentes mídias, em todos os lugares. Competir com elas seria injusto… Portanto, a ideia é aproveitar toda essa variedade de recursos e dinamizar a prática, despertando o interesse dos alunos e possibilitando o desenvolvimento de uma aprendizagem mais eficiente.

A Educopédia conta com material de suporte aos professores.

 Que tal experimentar? #Ficaadica “

* Mara Malheiros é professora da turma 1501, da E.M.Thomas Jefferson, da  Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Obrigada, professora Mara!

E você, professor, tem uma experiência de uma aula bacana com a utilização da Educopédia e da  Educoteca? Compartilhe-a conosco!

Anúncios

2 Comentários

  1. Muito bom o trabalho desenvolvido pela professora. Parabéns Denise pela Postagem. Abraços!

    • Bacana, mesmo, né, Delfina! Parabéns à professora Mara, pelo belo trabalho e por compartilhar conosco.
      beijo, menina

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: