Blog da Família de Mídias Sociais

Divulgando e compartilhando experiências com novas tecnologias educacionais.

Skype – Uma ferramenta educacional

Por Barbara Moura.

Enquanto aluna de um curso de Inglês, em minha adolescência, fui apresentada ao Penpal, uma rede para fazer amigos fora do Brasil onde a comunicação era em Inglês por meio de cartas enviadas pelos Correios.

Com o advento da Internet, vislumbrei no Skype a possibilidade de manter conversações em Inglês com os meus amigos virtuais e assim treinar a conversação no idioma que eu ainda estudava, ou seja, utilizei esse software como uma ferramenta educacional.

Nesta semana, imaginem a minha alegria ao ler na sessão de tecnologia no UOL Educação uma matéria sobre o Skype e suas aplicabilidades educacionais.  Não só eu percebi a potencialidade deste programa para educação, como a própria empresa e eles resolveram investir na área.

O Skype é mundialmente conhecido e utilizado por baratear ligações e facilitar videoconferências. O seu download é gratuito e a compra de créditos para ligações DDD e DDI é simples e as tarifas muito reduzidas. Ligações entre usuários de Skype não são tarifadas.

E mesmo com todas essas facilidades, o software não está limitado à elas e desde 2011 investe em educação com o seu “Skype in the Classroom”(Skype na Sala de Aula), onde educadores e alunos de todo o mundo trocam experiências. Essa experiência é denominada “crowdlearning”, ou seja, “um modelo de produção que utiliza a inteligência e os conhecimentos coletivos e voluntários espalhados pela internet para resolver problemas, criar conteúdo e soluções ou desenvolver novas tecnologias” como descrito em artigo do blog Mídia Boom.

Os usuários são desde estudantes de Inglês até engenheiros da NASA que compartilham seus conhecimentos acerca do universo. 

Uma vez que se exige dos alunos conhecimentos escritos e orais em Inglês, educadores da Cultura Inglesa da unidade de Petrópolis (RJ) já testaram com sucesso o Skype em Sala de Aula e apostam no projeto Digital Integration, que utiliza recursos digitais para ampliar a vivência do idioma e já tiveram a oportunidade de conversar, por videoconferência, com alunos de escolas dos EUA e do Canadá, trocando suas experiências acerca da educação e as culturas de seus países.

Além da NASA, a Microsoft, o Museu de Ciência de Londres, Penguin books e outras empresas renomadas são parceiras do “Skype in the Classroom”, portanto, não perca mais tempo e faça sua ligação!

Anúncios

5 Comentários

  1. Petronilha Alice Almeida Meirelles

    Realmente o Skype é muito legal! Através dele mato as saudades de meu filho que mora em NY e posso ver a qualquer hora os que moram perto. Imagine o Skype na educação? Fantástico!!!!
    Petronilha Alice

  2. Muito bom esse texto. Esclarecedor! Meu filho utiliza muito para falar com seus amgos, lendo a matéria passei entender mais sobre este assunto.

Trackbacks

  1. Skype – Uma ferramenta educacional via @pgsimoes « juandon. Innovación y conocimiento
  2. Skype – Uma ferramenta educacional via @pgsimoes | Web 2.0 for juandoming | Scoop.it
  3. Menos papel e mais interação! « Blog da Família de Mídias Sociais

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: