Blog da Família de Mídias Sociais

Divulgando e compartilhando experiências com novas tecnologias educacionais.

Game-Basead Learning – O sistema Zuuum na Educopédia

Por Vinícius Farias

Ao abordar a utilização de novas tecnologias na educação, temos sempre como um dos tópicos a aprendizagem utilizando jogos para promover a interatividade e chamar a atenção desses nossos nativos digitais por meio do lúdico. Essa estratégia é apontada em pesquisa que mapeia práticas e tendências para os próximos cinco anos.

A Educopédia, plataforma de aulas digitais da SME-RJ, conta também com essa ferramenta. Além das aulas digitais, cursos para professores, uma biblioteca virtual com livros transmidiáticos (Educoteca), o Pé de Vento e futuramente a máquina de testes, há como opção para os professores e alunos um sistema chamado Zuuum, que integra uma série de soluções educacionais, dentre elas os jogos.

O jogo propõe aos alunos do 5º e 9º ano a possibilidade de trabalhar habilidades linguísticas e lógicas utilizando o que os jovens mais gostam: desafios! Nele o aluno pode escolher um Avatar (personagem) que o acompanhará durante todo o jogo. À medida que o aluno vai fazendo pontos, ganha alguns bônus que poderão ser utilizados posteriormente em situações diversas.

O professor tem a possibilidade de baixar os jogos e utilizá-lo de modo offline e assim não correr o risco de depender das intempéries da internet. A navegação é bem funcional e intuitiva, o que faz com que as crianças utilizem de maneira bem simples, mas ainda assim desafiadora.

Funciona da seguinte maneira: o professor ou aluno acessa a Educopédia, escolhe o 5º ou 9º ano, clica no Zuuum, preenche os dados para efetuar seu registro e escolhe seu Avatar. Ao iniciar o jogo o aluno pode treinar suas habilidades em um QUIZ. Tempo e precisão na resposta contam no desempenho e o aluno pode ter acesso a um relatório com o rendimento da sua turma, da sua escola e até da rede.

Deixo aqui uma ótima matéria sobre o Zuuum e uma outra sobre os benefícios e vantagens da utilização de games na educação, ambas no site do Rioeduca.net  : Programas e ações  e Os  benefícios e vantagens dos games .

                Já utilizou? Como foi? Percebeu algum resultado? Conto com sua participação!

Anúncios

3 Comentários

  1. Adorei o texto Vinícius!! Muito bom! Fiquei muito feliz por você ter citado meu texto do Rioeduca aqui no Blog das Mídias. Obrigada! Um grande abraço.Muita Paz e Luz!

    • Que bom. Seu texto com certeza serviu de base. Precisamos muito divulgar esse sistema que está disponível para nossos alunos. Aprendizagem por meio de jogos só faz acrescentar, certo? 🙂

Trackbacks

  1. Menos papel e mais interação! « Blog da Família de Mídias Sociais

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: