Blog da Família de Mídias Sociais

Divulgando e compartilhando experiências com novas tecnologias educacionais.

Menos papel e mais interação!

Por Denise Rangel

Muito se tem discutido sobre o uso de celular, notebook, tablet e outras tecnologias na sala de aula, como ferramentas educacionais. Temos refletido frequentemente sobre de que maneira poderíamos fazer esta transição em nossa comunidade escolar, já que, uma grande parte dos alunos não tem acesso a toda esta parafernália tecnológica.

Apesar disso, a tecnologia faz parte do cotidiano de todos os jovens, mesmo os de comunidades menos favorecidas economicamente. Estes alunos esperam que seus professores façam uso dela em sala de aula. Participar de aulas digitais, como as disponibilizadas pela Educopédia, interagir com outros alunos pelo Skype, participar de jogos educativos, como o Zumm, e poder entregar seu trabalho via email, em pendrives, pelas redes sociais ou por algum outro meio digital é bem mais atraente para o aluno e mais produtivo para o professor.

Entretanto, ainda há muitos professores que resistem ao uso das tecnologias, e nosso objetivo é  incentivá-los a experimentar o data-show, a sala de informática, o email, os blogs, os vídeos, o celular, as redes sociais, não apenas para entretenimento, mas para troca de saberes, questionamentos, busca de conhecimento.

Desejamos uma escola em que professores e alunos desenvolvam um processo de aprendizagem cooperativa para construir a produção de conhecimento.  E que os alunos possam tomar notas diretamente em seus laptops ou celulares e utilizar meios digitais para entregar as suas apresentações e trabalhos.

O aluno identifica o professor como um aliado que compartilha com ele as ferramentas de mídias digitais. Realmente, a comunicação flui muito melhor quando esta interação acontece. O professor pode olhar para o aluno como um parceiro para usar as novas tecnologias.

Além disso, estimular o  trabalho por via eletrônica ajuda a atender às necessidades  de uma nova geração de alunos que está familiarizada com o mundo digital, como também ajuda a alcançar a meta de produzir e utilizar menos papel no mundo.

Aproveitar as tecnologias que realmente minimizem os custos de impressão, viabilizem a distribuição de materiais de ensino que facilitem a aprendizagem, e, principalmente, poupem as nossas árvores é um objetivo que vale a pena ser atingido. O que acham? Menos papel e mais interação!

Imagem: daqui

Anúncios

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: