Blog da Família de Mídias Sociais

Divulgando e compartilhando experiências com novas tecnologias educacionais.

Utilizar a inovação não é esquecer a tradição: O cordel e a internet

Por Vinícius Farias

      Um dos temores daqueles que ainda preferem não apostar na internet como uma válida ferramenta de apoio à cultura e à educação é o de crer que, em um mundo composto por novidades globais a cada segundo, as tradições possam se perder.

Inovar não é esquecer o passado, é se adiantar ao futuro e estar em harmonia com o presente sem esquecer as raízes e as experiências que fazem parte do conhecimento. Um ótimo exemplo é a utilização da internet para trabalhar com o a literatura de Cordel. Esse gênero é conhecido por ser popular e democrático, uma vez que todos podem escrever e participar do processo de criação. Não é assim também a internet?

Há muitos anos atrás o Cordel, de origem oral, era utilizado também para propagar notícias, além de entreter e criar possíveis lendas. Ora, não é isso também que acaba fazendo o Twitter e o Facebook? No Cordel, os poetas tinham de fazer caber o enredo nas sete sílabas poéticas e nos seis versos por estrofe, além de desenvolver a rima; no Twitter o internauta precisa fazer caber seu discurso nos 140 caracteres, além de criar uma manchete interessante para o assunto. Para o Cordel, a arte da Xilogravura; para as redes sociais, a arte do infográfico e do viral.

O fato é que mesclar a tradição com a inovação pode dar certo, desde que haja um planejamento e um cuidado especial com as atividades propostas. Escrever pode ser uma prática, publicar em um blog é uma possibilidade. Participar de redes de relacionamento que tenham o mesmo interesse e que discutam sobre o mesmo assunto é outra vertente ainda pouco utilizada.

Brincar, experimentar e utilizar o lúdico sempre fizeram parte das práticas pedagógicas. É hora então de por em prática. Mãos à obra e “Keep Calm”, vamos ser criadores de poemas – como dizia Patativa do Assaré!

Abaixo relaciono alguns sites e vídeos que podem ser utilizados em sala de aula para trabalhar a temática:

“Entrelinhas – Patativa do Assaré.” ( http://www.youtube.com/watch?v=5nhPJpBawLg )

Aula 17 do 6º ano de Língua Portuguesa da Educopédia – “Lendas urbanas e cordel: características e temáticas”. (     WWW.educopedia.com.br )

Literatura de Cordel Globo Rural ( http://www.youtube.com/watch?v=7DosjK6GSUQ )

Cordel: como fazer essa poesia – Educar para Crescer ( http://educarparacrescer.abril.com.br/cordel/ )

Fonte da imagem:  Literatura de cordel 

2 Comentários

  1. Interessante e bem proveitoso seu texto, mas sou suspeita de falar. Amo cordel e creio ser uma uma ótima ferramenta para se trabalhar leitura e escrita, concordância e coerência.

    • Perfeito, Regina. Os alunos respondem às aulas de maneira entusiasmada ao ver que podem contar histórias por meio das rimas muitas vezes divertidas. Publicá-los em blogs, construir colaborativamente um cordel no Twitter são algumas da maneiras de integrarmos a tradição com a inovação.

Deixe um comentário.