Blog da Família de Mídias Sociais

Divulgando e compartilhando experiências com novas tecnologias educacionais.

Uso responsável e ético das Mídias Sociais nas aulas

Por Denise Rangel

Adolescentes e  crianças ainda bem novinhas, já assumiram, naturalmente, seus papéis como nativos digitais há vários anos.  Através de celulares e outros dispositivos móveis ou não, eles estão conectados. A mídia social é o elemento essencial que dá  fundamento à construção desta identidade, e que tem se tornado um desafio para os educadores. Já está mais do que na hora de os professores utilizarem esta realidade como uma aliada em sua prática pedagógica, e não como uma vilã.

Regras claras

A grande questão é, de que maneira, nós, educadores, podemos utilizar as mídias sociais como ferramenta educacional, de modo a manter nossos alunos seguros e concentrados? A responsabilidade do professor que usa mídias sociais é fundamental. Deixar bem claras as regras de uso das mídias sociais para seus alunos, anotá-las e recordá-as sempre, é muito importante.

Recentemente, iniciamos um projeto no Twitter para interagir com os alunos em nossas aulas . Embora uma das regras adotadas para o projeto fosse manter um perfil apenas, para as atualizações acadêmicas relacionadas às nossas aulas, e,  um outro,  pessoal e particular, se assim o desejassem, observamos que um dos alunos utilizava um único perfil para interagir com as aulas e também para conversar com amigos.

Isto significa que termos “pouco recomendáveis” para um perfil com objetivos educacionais, apareciam, frequentemente, em nossa timeline, já que as conversas com os amigos eram coloquiais e muito “à vontade”  em termos vocabulares.

Multas e compensações

É preciso que “multas” e “compensações” sejam utilizadas para os que quebram as regras e os que se destacam no uso responsável e ético da mídia social, específica para os fins educacionais. Em nosso projeto, por exemplo, mesmo tendo sido recomendado que observasse as regras, houve reincidência, o perfil foi bloqueado e um novo, exclusivo para o projeto, foi criado.

O aluno precisa entender que a mídia social não é apenas para postar fotos,  jogar e conversar com os amigos. Ela também apresenta grandes e inúmeras oportunidades para a aprendizagem.  Não podemos negar aos nossos alunos a chance de aprender com as mídias sociais na sala de aula. Apenas precisamos nos certificar de que  eles possam fazê-lo com responsabilidade e sabedoria.

Para os alunos que se manifestam adequadamente, ainda que de maneira extrovertida, e utilizam o perfil do projeto para interagir sobre as aulas, individualmente ou em equipe, há sempre uma recompensa, em forma de aprovação do professor, na própria mídia, e em compensação nas notas, se isto for combinado antes.

Mídias sociais devem estar na sala de aula?

Compartilhamos nossa experiência, ainda bem recente, com o uso de mídias sociais nas aulas. Nosso objetivo é aprimorar, cada vez mais, esta prática. Para isto, é importante que educadores compartilhem suas empreitadas na inserção de mídias sociais no planejamento de suas aulas.

Digam-nos qual é a sua opinião sobre a mídia social na sala de aula? Vocês têm exemplos de por que ela deve ou não deve ser usada no planejamento? Nós queremos ouvi-los sobre isso. Respondam à enquete abaixo, ou, se preferirem, utilizem a caixa de comentários  e colaborem para enriquecer esta discussão.

Foto de egpdoc, em CC

3 Comentários

  1. Barbara Moura

    Mais um brilhante texto da colega Denise Rangel! Orgulho de trabalhar com você!

  2. Parabéns, Denise Rangel!!! Ótimo artigo! Abraço Eliana Figueiró Figueroa

Trackbacks

  1. Navegar na rede também é estudar? Sim! « Blog da Família de Mídias Sociais

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