Blog da Família de Mídias Sociais

Divulgando e compartilhando experiências com novas tecnologias educacionais.

O futuro chegou – a tecnologia presente nas práticas escolares

     Por Vinícius Farias

Imagem

Artigos e pesquisas insistem na informação de que os jovens de hoje passam horas conectados à internet, seja pelo celular, em casa, em um cyber café ou na casa de amigos. É nela também que alunos interagem, buscam informações e entretenimento. Problemáticas que envolvem esse ambiente precisam fazer parte da rotina escolar.

Em relação à fonte pesquisada, alunos precisam entender o conceito de plágio, de fontes conceituadas, confiáveis e que agreguem valores aos trabalhos que devem ser de autoria deles e não simplesmente uma cópia do primeiro texto que tenha encontrado.

No que tange á utilização do Word, nossos jovens têm de desenvolver a visão crítica sobre as correções sugeridas pelo programa. Nem sempre as concordâncias e correções devem ser acatadas. O sentido da frase deve nortear a adequação gramatical.

Em artigos anteriores abordei a quebra de barreiras, levando a escola para além do espaço físico. As redes sociais são ótimas ferramentas para atividades assíncronas, onde os alunos podem inserir reflexões quando desejarem, sem que estejam dentro do período daquela disciplina. Promovem um ambiente democrático e colaborativo. Nelas, o aluno constrói seu conhecimento mediado por um professor (ou professor-tutor, como é utilizado no meio Acadêmico de Educação a Distância).

São algumas das práticas que podem ser utilizadas:

  • Resumos de aulas;
  • Propostas de exercícios;
  • Indicações de textos;
  • Indicações de livros;
  • Indicações de sites;
  • Utilização de fóruns;
  • Discussões sobre charges.

Separo aqui uma matéria especial disponível no site da TV Escola. O vídeo “INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO – ERA DA INFORMAÇÃO” aborda práticas pedagógicas que lançam mão de recursos como as mídias sociais e sites de busca. Vale a pena conferir!

 Imagem

Por fim, indico a fala de uma autoridade no assunto. Nesse vídeo, Philip Kotler, Professor conhecido como a maior autoridade em Marketing do mundo e com vasta bibliografia publicada, nos oferece uma aula sobre o poder e a abrangência das redes sociais no novo milênio.

Imagem

Anúncios

5 Comentários

  1. a

    Adorei !! Como sabe, trabalho na OBMEP e a participação no fórum do programa de iniciação científica é essencial para um bom desempenho no mesmo. Buscamos parceria com as escolas e com lan houses para desenvolvermos a prática da pesquisa e do estudo pela internet, pensando também na inclusão social, já que estamos lidando com alunos de escolas públicas e nem todos têm acesso fácil à grande rede.

  2. Super válido seu post, Vinícius! Altas dicas pedagógicas!!

    Parabéns! Bjs Raphaella

Trackbacks

  1. Navegar na rede também é estudar? Sim! « Blog da Família de Mídias Sociais
  2. Menos papel e mais interação! « Blog da Família de Mídias Sociais

Deixe um comentário.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: